quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Como se fala do Natal às crianças católicas?

Por esta altura levanta-se sempre a questão de como lidar com a época natalícia e as crianças numa família ateia. Está implícita a ideia de que o Natal como o vivemos hoje, não é uma construção social que mistura conceitos e valores de variadíssimas fontes, mas algo tirado a papel químico do Novo Testamento.
Pelo menos uma vez, eu gostaria de saber como se explica às crianças católicas, uma tradição de origem pagã, onde eles celebram o nascimento de alguém que não nasceu nesta altura do ano, onde há um consumismo desenfreado, onde a figura central é o tal "velho de barbas que distribui prendas aos meninos que se portam bem", e nem a própria data de celebração  tem algo de cristão?

2 comentários :

Maquiavel disse...

Como se explica isso tudo às crianças católicas?
Da mesma maneira que a ICAR (e näo só) explicam: está tudo assim como assim no Livro Sagrado! Quais paganismo qual quê!

O interessante é explicá-lo às crianças de pais ateus. Ela ouviu a história do Jesus na igreja, perguntou-me e tal, e eu disse "pois, é uma história, como a da Cinderela".
E ela toda arisca "mas o padre disse que era a sério, que aconteceu mesmo!", ao que retorqui
"entäo, nas histórias como a da Cinderela ou dos Simpsons eles também dizem que é tudo verdade, e parece que é a sério, mas é só uma história."
Irei arder no fundo dos Infernos por tanta heresia!

Filipe Castro disse...

Eu contei-lhes sempre tudo o que sabia. Aqui no Texas todas as criancinhas são torturadas pelos pais para evangelizarem os outros, porque senão os outros vão para o Inferno e a culpa é delas. Os meus filhos chegavam a casa com histórias de irem arder no Inferno desde os cinco ou seis anos, TODAS as semanas. E eu dizia-lhes sempre que as pessoas com menos acesso à educação eram supersticiosas e não sabiam defender-se dos mitos e das lendas inventados pelos cleros por esse mundo fora... Acho que o melhor é gozar com as coisas que são irracionais. Ainda hoje lhes estava a dizer para perguntarem aos amiguinhos porque é que o Menino Jesus NUNCA dá presentes aos pobres?