quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Os ex-comunistas (não) são um perigo

Segundo um colega de blogue de Mário Lino:
  • «(...) sublinhe-se a ordem de valores que Mário Lino preserva da militância comunista (disciplina, honestidade e sentido da responsabilidade) inteiramente compatíveis com o desempenho de quaisquer funções. É algo que sempre me impressionou nas reivindicações públicas de alguns ex-comunistas. Neles permanece o que melhor se pode aproveitar no convento, no seminário ou numa academia militar. Entrega, disciplina, acatamento das consignas superiores. Quanto à base programática e ideológica, zero. Fica-se às vezes com a impressão que o mundo entretanto deu uma volta e a natureza do capitalismo se alterou. Socialistas de esquerda, bloquistas e comunistas teriam perdido por completo a razão quando apontam a fundamental imoralidade do desprezo pelos trabalhadores e pelo trabalho que parece ter feito escola nos últimos tempos. Sobre o capitalismo, nem uma palavra. Até parece que estamos cá todos, felizes e contentes, a gerir como nos mandam uma sociedade que não pode mudar.» (PuxaPalavra)
E assim se conclui que a direita nada tem que temer dos ex-comunistas quando chegam aos respeitáveis governos da lusitana social-democracia. Do PCP não terão guardado nada da ideologia, e tudo do espírito de corpo militar.

    3 comentários :

    Filipe Moura disse...

    O Mário Lino já respondeu: http://puxapalavra.blogspot.com/2009/11/lido-e-entendido-unico.html

    Concordo totalmente com tudo o que li dele, nomeadamente:

    "o Manuel Correia omite, não sei se por distracção, o que eu disse preservar do tempo da minha militância comunista. Como afirmei e está claramente escrito na entrevista, não mudei nada em relação ao que são os grandes princípios e valores que sempre defendi. O que acho é que a forma como defendia esses grandes princípios e valores, através de uma organização política como o PCP, se revelou muito insatisfatória, não obstante haver muitos traços do funcionamento do PCP, como os que indiquei e o Manuel Correia refere, que mantenho na minha forma de actuação."~

    Os ex-comunistas são um perigo para a direita, sim. Muito mais do que patetas do Maio de 68 ou comunistas cristalizados (tipo "Cinco Dias"). Esses são os seus maiores aliados.

    Finalmente... aquilo é que é um blogue de esquerda plural, hã?

    Ricardo Alves disse...

    Filipe,
    o Mário Lino confirma que mantém «na [sua] forma de actuação» «muitos traços do funcionamento do PCP». E seria interessante perguntar-lhe que «grandes princípios e valores» ele fez avançar enquanto ministro do Sócrates. A questão de fundo é essa.

    Quanto aos patetas do Maio de 68 ou aos comunistas cristalizados no estalinismo, estamos de acordo.

    E sim, o «Puxa Palavra» é um blogue plural, como se prova.

    Anónimo disse...

    Será que se esqueceram,por exemplo,do Judas?José Luis Judas,não sei se estão a ver....