quarta-feira, 15 de abril de 2009

Não estamos bem

  • «O Banco de Portugal espera, para este ano, uma recessão de 3,5% da economia portuguesa, em relação a 2008. Um valor que é significativamente mais elevado do que a queda de 0,8% prevista em Janeiro.» (Diário de Notícias)
  • «Depois de uma paragem de 15 dias, os trabalhadores da Qimonda de Vila do Conde deveriam retomar a produção após a Páscoa. Mas ontem, em vez de "bolachas" (wafers) para preencherem com chips, tiveram na banca a notícia de 600 despedimentos e da passagem de 800 colaboradores para o regime de lay-off - suspensão do contrato de trabalho. Duas centenas de funcionários permanecerão na empresa para assegurar um eventual reinício de laboração.» (Público)
  • «A Coindu, a empresa têxtil com fábricas em Vila Nova de Famalicão e Arcos de Valdevez, confirmou esta quarta-feira o despedimento de 387 trabalhadores, por causa da «rápida e significativa deterioração» do mercado de componentes automóveis.» (Agência Financeira)
  • «A Platex, Indústria de Fibras de Madeira (IFM), de Tomar, parou a produção no início do mês, por "incapacidade financeira" para manter a laboração, disse hoje à agência Lusa o presidente do Conselho de Administração da empresa.» (Diário de Notícias)
  • «Entre Janeiro e Março deste ano, 957 empresas apresentaram declarações de insolvência, um número que aumentou 31 por cento face ao mesmo período do ano anterior. Porto, Braga e Lisboa foram os distritos mais afectados.» (TSF)

Sem comentários :