sábado, 19 de maio de 2007

Tesouros!

Como diz Richard Dawkins, as pessoas adoram um bom mistério e odeiam quem lhes explica a realidade.

Ontem uma empresa de caça aos tesouros norte-americana encontrou um tesouro fabuloso: segundo a estimativa deles, as moedas recuperadas de um navio do século XVII a 40 milhas da costa inglesa valem 500 milhões de dólares! Hoje havia 752 artigos no Google e ontem as acções da empresa fecharam a quase 9 dólares (antes do anúncio estavam a 4).

Há mais ou menos 20 anos, outra empresa – dos mesmos sócios – anunciou que tinha encontrado um tesouro de 80 milhões e angariou uma pequena fortuna (um dos sócios disse-me 7 milhões de dólares, embora com esta gente nunca se saiba). Depois de recuperado, parece que de um navio comprado em Portugal e perdido no mesmo furacão em que se perdeu o Atocha, em 1622 o “tesouro” foi avaliado por um especialista da empresa em 5 milhões de dólares. Umas semanas mais tarde a Sotheby’s declarou que o tesouro valia, no máximo, um milhão. Há poucos anos o dito “tesouro” foi vendido em leilão por mais ou menos 200 mil dólares. Em vez de três astrolábios a colecção agora tinha quatro.

A estupidez mesquinha dos jornalistas que têm ligado para aqui – esta manhã para minha casa! – é absolutamente assustadora.

Sem comentários :